Canoas, Bento Gonçalves, Gramado, Santa Maria, Pelotas, Novo Hamburgo, Gravataí e Passo Fundo.
Para Di Vicenzi, conhecer os resultados da pesquisa pode ser útil para orientar as ações de comunicação das empresas, auxiliando na gestão da marca. De acordo com o diretor da Qualidata, as empresas não tão bem colocadas têm diante de si a oportunidade de melhorar a sua comunicação com o mercado. "Geramos uma informação de credibilidade para o mercado que pode ser usada na tomada de decisões", observou.
Por isso, a pesquisa aponta as marcas mais lembradas e as de preferência. "Lembrança e preferência são bem diferentes", ressaltou Di Vicenzi. Ele explicou que lembrança tem relação com a memória, enquanto a preferência tem ligação com o coração e o bolso. "Lembrar é saber que existe - e tanto pode ser uma lembrança positiva quanto negativa - enquanto preferir é a disposição para a compra, uso, consumo e recomendação. "Lembrança é importante, mas preferência é bem mais lucrativo", analisou.
O ranking das entidades empresariais também foi apresentado. Nele, a CIC de Caxias do Sul aparece dividindo a liderança com a Fiergs entre os pesquisados na Serra Gaúcha. É também a única entidade de classe do interior do Rio Grande do Sul entre as cinco primeiras colocadas em todo o Estado, em que figura ao lado das quatro principais federações empresariais gaúchas.
A pesquisa Marcas de Quem Decide é realizada anualmente. A coleta dos dados ocorre de novembro a janeiro e a divulgação dos resultados é feita em março, em Porto Alegre. Na edição de 2011 foram entrevistadas 508 pessoas em 47 municípios do Estado. O estudo mostrou que 4.382 marcas foram citadas.
A reunião-almoço desta segunda-feira foi alusiva ao Dia da Indústria, a ser comemorado na próxima quarta-feira (25), e foi presidida pelo vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Heinen, como forma de homenagear o setor.
Pesquisa com o Ranking de Atratividade dos Municípios foi apresentada pelo diretor da Qualidata Paulo Vicenzi - Fotos: Julio Soares
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC
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