26/01/2011

Marcas de Quem Decide 2011 tem novidades

Grande Empresa Brasileira passa à categoria especial e Caderneta de Poupança é incorporada à pesquisa do JC.

Única iniciativa do gênero a indicar simultaneamente as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos, o Projeto Marcas de Quem Decide, que o Jornal do Comércio e a Qualidata realizam desde 1999, terá os vencedores de sua 13ª edição certificados no dia 1 de março, em cerimônia no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. As novidades para este ano são a incorporação da Grande Empresa Brasileira como terceira categoria especial - ao lado das já tradicionais Grande Marca Gaúcha e Preservação do Meio Ambiente - e a inclusão da Caderneta de Poupança. No total, 103 setores foram levantados pela Qualidata Informações Estratégicas, parceira da iniciativa desde a primeira edição.

As 508 entrevistas para 2011 foram realizadas entre 23 de novembro e 5 de janeiro últimos, com empresários, executivos e profissionais liberais de todas as regiões do Rio Grande do Sul, representando um universo de 270 mil pessoas. Os pesquisadores da Qualidata obtiveram, assim, a
indicação das marcas mais lembradas e preferidas em cada categoria, o que permite, de um lado, estabelecer um ranking por setor; e, de outro e na combinação ano a ano, acompanhar suas performances, oferecendo ao mercado um banco de dados e um histórico do posicionamento de consumo no Rio Grande do Sul.

Para o diretor comercial do Jornal do Comércio, Luiz Borges, a combinação lembrança e preferência de um público exigente e de alto poder de compra torna o Marcas de Quem Decide o mais importante levantamento sobre marcas no Sul do Brasil. "A pesquisa vai muito além da simples indicação de hierarquia entre os produtos e serviços. Na verdade, ela é uma ferramenta a serviço das organizações públicas e privadas para suas tomadas de decisão".

Paulo Di Vicenzi, diretor da Qualidata, ressalta o valor científico da pesquisa e a possibilidade de sua utilização também por investigadores acadêmicos. "Ao longo desse período, vem sendo traçado pelo nosso levantamento um quadro aprofundado do comportamento de consumo, posicionamento e performance das marcas junto aos gaúchos", afirma Paulo Di Vicenzi.

Esta 13ª edição do Marcas de Quem Decide conta também com novo site: http://jcrs.uol.com.br/marcas/, no ar desde o último dia 18. Nesse espaço atualizado regularmente é possível ler artigos, notícias, o histórico da pesquisa, ver fotos de eventos anteriores e outras informações da pesquisa. Os resultados completos de anos anteriores estão no site da Qualidata: www.qualidata.org.

Fonte da notícia original: Jornal do Comércio em http://is.gd/LtacrU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Sua opinião poderá ser publicada após moderação.