28/06/2012

As 12 etapas da decisão do voto

Como os eleitores escolhem os candidatos em uma eleição?
Aqui está uma síntese do processo psicológico que é percorrido pelo cérebro humano. 
  1. O sistema político emite uma multiplicidade de mensagens.
  2. As mensagens não chegam diretamente para ao cérebro das pessoas, mas passam por um filtro de camada tripla que inclui os meios de comunicação, as redes sociais e suas próprias experiências de vida.
  3. Quando as mensagens entram no cérebro de um indivíduo, já foram modificadas através dos filtros.
  4. O cérebro incorpora as mensagens com base em procedimentos fundamentais para a obtenção de informações.
  5. O cérebro do receptor (eleitor) não lê as mensagens da mesma forma que saíram do emissor (candidato), nem na forma como emergiram dos filtros, mas sim, faz uma decodificação baseada em seus próprios códigos.
  6. Dentro do cérebro as mensagens não permanecem idênticas depois de descodificadas, mas são processadas e novamente transformadas.
  7. As mensagens são então armazenadas de acordo com determinados parâmetros individuais, os quais, posteriormente, vão influenciar a forma de recuperação pela memória.
  8. O cérebro do eleitor avalia as mensagens com base em 7 critérios-chave: objetivo (propósito), problema (existente), solução (apresentada), personalidade (do candidato), marca (reputação) posicionamento (da candidatura) e confiança (no candidato).
  9. O eleitor toma uma decisão primária após uma avaliação inicial das informações que possui.
  10. Essa decisão primária é novamente filtrada pela sua experiência de vida, pelas redes sociais às quais pertence e pela mídia, não necessariamente nessa ordem.
  11. Ao passar por esses filtros, a decisão primária em quem votar pode ser descartada, alterada (redirecionada) ou confirmada. No primeiro caso, recomeça o processo de avaliação a partir da etapa 8, enquanto que nos outros dois o eleitor se encaminha para uma decisão  definitiva.
  12. Finalmente, o eleitor vota em quem escolheu.
Entender o comportamento do eleitor é indispensável para quem busca o êxito nas urnas. Antes de gastar com propaganda ou pagamento de cabos eleitorais, o candidato inteligente se preocupa com sua estratégia eleitoral. Em qualquer eleição, não necessariamente vence o candidato mais forte ou com maiores recursos. Vence, sim, o mais bem posicionado na percepção do eleitor.

Para saber mais clique aqui.





Fonte: adaptado a partir de original publicado em http//www.psicociudad.com.

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